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quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sugestão para trabalhar Unidade e Dezenas

Jogo: “Dez Não Pode” – Material Dourado

Objetivos
• Desenvolver raciocínio lógico, a estimativa, arredondamento e o cálculo mental.
• Explorar com seus alunos a manipulação da caixa de Material Dourado de madeira, criado pela educadora italiana Maria Montessori.

Material a ser utilizado
• Um dado, caderno e lápis para anotações.
• Uma caixa de Material Dourado de
• madeira ou confeccioná-lo em cartolina da
• seguinte maneira:
• três quadrados de 10x10 centímetros.
• um retângulo de 15x10 centímetros.

Com o lápis, divida cada figura em quadradinhos de 1x1 centímetro.
• Faça cópias desse material dependendo do número de alunos da classe e distribua um material para cada aluno.
• Peça que deixem dois quadrados 10x10 centímetros (placas) inteiros. Eles representarão as centenas. Recorte em quadradinhos o outro quadrado (placa).
• O quadrado formará um conjunto de 100 quadradinhos de 1x1cm. Eles representarão as unidades.
• Agora, recorte o retângulo de 15x10 centímetros, em barrinhas de 10 quadradinhos em cada uma. As 15 barrinhas representarão as dezenas.
• Peça para os alunos guardarem esse material em saquinhos plásticos ou caixinhas.
• Desenhe o material em uma cartolina para deixá-lo exposto no mural.


Procedimentos
• Peça aos alunos para pegarem uma barrinha (dezena) e cubram com quadradinhos (unidades). Depois, cobrir o quadrado (centena) com barrinhas (dezenas). Eles irão perceber que 10 quadradinhos equivalem a uma barrinha e 10 barrinhas, equivalem a um quadrado. Isto é, 1 dezena = 10 unidades e 1 centena = 10 dezenas. Peça-lhes para registrarem a descoberta no caderno.
• Em duplas, as crianças pegam um dado para o jogo e o material dourado. Um de cada vez jogará o dado e terá de pegar tantos quadradinhos quantos forem os pontos do dado.
• Quando juntar “dez quadradinhos” ele deve trocá-los pois, “Dez não pode”. Deverá trocá-los por “uma barrinha” e ganha a vez de jogar novamente.
• Se sobrarem quadradinhos, ele terá que ir jogando até juntar 10, e trocá-los novamente.
• Vence o jogo quem chegar primeiro ao número combinado ou ao término do tempo determinado. Se ultrapassar a 10 barrinhas, trocá-las por um quadrado (centena).
• Uma outra maneira de treiná-los na escrita dos números é registrar no caderno, a quantidade de pontos em cada jogada.

Orientações para o professor
• É muito bom trabalhar com material dourado, pois eles aprendem de um jeito lúdico, divertido e muito gostoso.
• Duração da atividade: 60 minutos.

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