RECURSOS DE ENSINO

"O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará" Davi

Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Jogos para classe de alfabetização

A utilização de jogos, em classes de alfabetização, contribui positivamente para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

Conforme Vygotsky (1989), essas funções compreendem a atenção, a memória e o raciocínio do ser humano.

Uma situação de jogo representa um desafio à inteligência do alfabetizando, neste sentido, a escolha dos jogos deve levar em consideração os objetivos de ensino e, principalmente, o nível de desenvolvimento das crianças.

A seguir relaciono dois jogos que considero importantes e práticos de serem utilizados em turmas de alfabetização:

1º Jogo - Loto leitura*

Materiais:
Fichas de 10x10cm de papelão, cartolina ou E.V.A.
Pincel atômico

Confecção:
Confeccionar as fichas contendo para cada conjunto:
8 (oito) vezes cada vogal;
5 (cinco) vezes cada consoante:
1 (uma) vez para as letras K, W, Y.

OBS: É necessária uma quantidade de jogos suficiente para que toda a turma possa participar.

Utilização:

Organizar as crianças em grupos de quatro. Antes de iniciar o jogo, o professor deve explicar as regras.
Inicia-se o jogo, com cada grupos colocando sobre sua respectiva mesa, o conjunto de fichas, com a escrita voltada para baixo.

Cada participante na sua vez vira uma ficha, deixando-a no mesmo lugar.

À medida que, cada participante, ao verificar que com as letras que já foram viradas, incluindo a que virou naquele momento, é possível formar uma palavra com a quantidade de letras combinada, lê essa palavra em voz alta, agrupa as letra, formando a palavra diante de si.

Caso quem estiver na vez não perceber a possibilidade de formar uma outra palavra, qualquer um do grupo poderá formar a palavra descoberta.

O jogo continua até não conseguir mais formar nenhuma palalavra com as letras restantes.

Variação:

Pode-se variar o jogo, combinando outras regras, palavras que tenham determinadas letras, no início, no final, com três vogais, onde apareça mais de uma vez certa letra, e assim por diante.

© Copyright 2000-2010 http://professoramariasimoes.blogspot.com - Todos os direitos reservados.

___________________________


2º Jogo - Quebra-cabeça de história*

Os materiais para confecção de cada conjunto de "quebra-cabeças de história" são:

a)  Fichas de papelão ou material similar
b)  2 (duas) cópias do texto em caixa alta, fonte 14

Confecção:

Recorte fichas de papelão na proporção que possibilite colocar frases ou partes da história utilizando-se uma das cópias disponíveis.

É interessante a utilização de histórias ou textos. Aqueles que estiverem sendo explorados na sala de aula, a fim de ensinar a leitura e a escrita, à turma.

OBS: Confeccionar tantos jogos quantos sejam necessários para que as crianças da turma possam participar em dupla ou em trio.

Utilização

Reunidos em duplas ou em trio, os alunos recebem 1 (uma) cópia do texto completo e as fichas contendo as frases embaralhadas.

O jogo consiste em colocar as fichas em ordem, a fim de recompor o texto, com base na cópia completa do mesmo.

OBS:Estas atividades são interessantes para turmas na fase inicial da alfabetização.

*Jogos elaborados pela professora Maria Simões de Brito

© Copyright 2000-2010 http://professoramariasimoes.blogspot.com - Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário