A
VACA REBECA
REBECA SAPECA
GANHOU NA LOTECA
UMA LINDA CUECA
O QUE VOU FAZER
COM ESTA CUECA?
ZECA CARECA
VIU A CUECA E GRITOU:
REBECA!
QUER TROCAR
SUA CUECA
PELA MINHA
BONECA SONECA?
Ganha
sentido as palavras do texto depois de discutido com as crianças a mensagem do
texto.
A
primeira etapa do trabalho compreende a apresentação e exploração da
significação da história para as crianças.
As
sugestões apresentadas são suficientes para muitas aulas. O alfabetizador tem
bom senso e saberá dosar as atividades propostas às crianças.
ETAPA INICIAL:
l.
Crie expectativas nos alunos antes de ler a história.
2.
Leia e em seguida discuta a mensagem do texto captada pelas crianças.
3.
Interpretar o texto por meio de uma das estratégias: dramatização, desenho,
ilustração com gravuras, dobradura escultura de argila, massa caseira, caixas,
jornal amassado com auxílio de barbante e fita adesiva.
4.
Dependendo da estratégia utilizada para interpretar o texto, monte um mural,
faça uma exposição na sala...
ANTES DE INICIAR A
SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA:
1.
Copie a história em papelógrafo em letras caixa-alta em fonte visível à
distância. Deixe este cartaz exposto na sala em local visível para todas as
crianças, durante o período de trabalho com o texto.
2.
Digite o texto em fonte16 caixa-alta e imprima uma cópia para cada criança
utilizar nos momentos de exploração da leitura e da escrita das palavras da
história. Você deverá oferecer às crianças novas cópias à medida que for
desenvolvendo o trabalho.
SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA:
O
professor alfabetizador deve ter bom senso ao propor aos seus alunos as
atividades de leitura e escrita. As crianças precisam memorizar a escrita das
palavras lendo e as escrevendo repetidas vezes em atividades diferenciadas.
Copiar listas de palavra ou frases 20, 30 vezes não ensina, só torna as aulas
enfadonhas e as improdutivas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1.Aponte
palavras no cartaz para as crianças identificarem em sua cópia do texto
impresso, circulando ou pintando.
2. O
professor escreve no quando de giz palavras do texto salteadas, as crianças alternadamente irão ao quadro
para apagar, circular, copiar abaixo, à
esquerda, à direita, as que o professor indicar, enquanto a turma acompanha a
realização da atividade.
3.
Solicite que cotem as palavras do título, de determinada frase.
4.
Leia uma frase do texto, no cartaz, a pontando com uma régua, para as crianças
identificarem em suas cópias.
5.Peça
para as crianças apontarem no cartaz
determinada frase ou palavra.
6.
Crianças são indicadas alternadamente para apontarem no cartaz, palavras com
mesmo final, por exemplo, REBECA, SONECA.
7.
Solicite para indicarem no cartaz a palavra ou a frase que inicie ou termine a
história.
8.
No quadro de giz, formarem coluna com palavras do texto que iniciam ou terminam
igual. À medida que cada criança vai e acrescenta uma palavra, as outras vão
copiando em seus cadernos.
9.
Apresente em fichas palavras do texto para as crianças lerem, copiarem ou
circularem, pintarem, grifarem em suas cópias.
10.
Selecione palavras, colocando as no quadro para as crianças em seus cadernos
substituírem a primeira letra formando outra palavra. Por exemplo, MINHA
– LINHA – TINHA – VINHA – PINHA. A seguir copie as
palavras formadas no quadro de giz e ensine os nomes das letras M L T V P, peça
que repitam, diga aos alunos que nem sempre o som da letra é semelhante ao seu
nome.
Aproveite
a oportunidade para as crianças memorizarem a sílaba NHA. Você também poderá
apresentar neste momento a família
silábica NHA NHI NHE NHU NHO.
Pode-se
realizar o mesmo exercício a partir de outras palavras da história. Será muito
produtivo, pode acreditar.
11.
Distribua para as crianças fichas com palavras do texto para que possam
localizá-las em suas cópias. A seguir podem escrevê-las em seus cadernos, no
quadro de giz.
12. Prepare uma caixa para figuras outra para
colocar ficha nomes equivalentes às figuras. VACA - JACARÉ – BONECA – CUECA.
A
professora ou um colega retira de uma das caixas uma figura, uma criança retira
da outra caixa seu nome correspondente. A seguir a professora mostra à classe
para que todos possam acompanhar a atividade.
À medida que for trabalhando outras histórias, poderão ser acrescentadas
outras fichas às caixas. Esse
material poderá ser utilizado para outras atividades, dependendo da
criatividade e iniciativa do professor alfabetizador.
13.
Poderá ser passado para as crianças copiarem o exercício e completarem as
palavras pesquisando no texto: VA_A
REBEC_ __CARÉ _ARECA, BO_ECA.....
BOM TRABALHO!!
"A vaca rebeca" é uma história que encanta as crianças e outros leitores de todas as idades. Quando contei essa historia para meus alunos há muito tempo, foi uma festa na sala de aula. O espaço aqui é pequeno para expressar tudo o que fizemos relacionado à história. As crianças confeccionaram a cueca do zeca de todo jeito, algumas com a ajuda da mãe até a costuram em tecido de bolinha. Outras desenham. Fizemos com elas um lindo mural. Me pergunte qual a criança da sala não aprendeu rapidinho ler e escrever VACA REBECA, JACARÉ e CUECA! Tenho muita saudades desse tempo. Às vezes reencontro com algum deles de vez em quando, ainda se lembram de nossas aulas. Agora me veio na lembrança o Henrique, uma criança apaixonada pelas histórias, nossas aulas eram pela manhã, quando ele precisava fazer exame de sangue, por exemplo, ia com o material, sua mãe não conseguia levá-lo de volta pra casa se ainda restasse nem que fosse uma parte da aula. Perdi-o muito cedo pela imprudência do trânsito, mas embora por pouco tempo, pude propiciar-lhe momentos felizes na sala de aula. Isso me conforta. Cada dia mais acredito que o educador deve se esforçar, cobrar dos alunos responsabilidade, mas também tornar suas aulas atraentes e significativas para seus alunos em todos os níveis de escolarização.
ResponderExcluir