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sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A POESIA NA SALA DE AULA

O termo poesia tem origem latina veio de “poesis” se referia não apenas a um gênero literário, mas também às atividades de criação ou fabricação.

Atualmente a poesia é classificada como um gênero literário caracterizado pelo uso de versos em linguagem metrificada, todavia engloba as manifestações de poemas em versos livres. Esse tipo de texto caracteriza-se pela valorização da mensagem em si mesma. É manifesta pela presença de ritmo, jogo de sonoridade, figuras de linguagem.

Os textos poéticos com rimas encantam as crianças, desde a mais tenra idade, mesmo antes de elas entrarem no processo de alfabetização. Quando elas ainda não souberem escrever suas poesias o professor alfabetizador pode ser o escriba dos textos que as crianças produzirem coletivamente. À medida que forem se apropriando da linguagem escrita elas mesmas poderão produzir seus próprios textos poéticos tanto em prosa quanto em versos. A produção de poesias pode representar uma ótima oportunidade para as crianças expressarem suas emoções e variar os encaminhamentos nas aulas de produção textual.  

Abramovich em Literatura Infantil - gostosuras e bobices, dedica  um capítulo da obra à poesia infantil, no qual destaca alguns equívocos em relação ao tema, dentre os quais podemos salientar:

- acreditar que a poesia para criança tenha que ser moralizante. Escrever bons hábitos, boas maneiras, venerar o dia das mães...

- achar que poesia para criança tem que ser pequenininha;

- considerar que com a criança só se deva falar no diminutivo;

- acreditar que a poesia deva tratar de temas patrióticos. Fazer com que os alunos em coro recitem odes à pátria, como se cidadão não fosse o ano inteiro.

Ainda enfatiza a autora que a poesia para criança tem que ser de primeiríssima  qualidade.“...  bela, movente, cutucante... surpreendente, bem escrita... mexendo com a emoção com as sensações. Prazerosa, divertida, inusitada.. gostosa, lúdica, brincante” Abramovich, p.67. A escritora conclui o capítulo com sugestões para o professor trabalhar poesia com as crianças, vale a pena você conferir a referida obra.



A seguir apresentamos algumas sugestões para explorar a poesia em sala de aula:

- Escolha e leia para as crianças poesias de boa qualidade.

- Estimule a leitura de poesias pelos alunos.

- Discuta as impressões de leitura de algumas poesias em sala.

- Proponha a interpretação de poemas, aos seus alunos por meio de desenho, pintura, recorte, colagem, encenações ou outra estratégia que a sua criatividade possibilitar.

- Incentive a produção de poesias em sala de aula.

- Solicite a aquisição de bons livros de poesia para crianças pela biblioteca de sua escola.

- Realize visitas à biblioteca com a sua turma, para conhecerem obras de nossos poetas.


QUE DESTINO DAR ÀS PRODUÇÕES DOS ALUNOS?
COMO DESENVOLVER UM TRABALHO MAIS CONSISTENTE SOBRE A TEMÁTICA NA ESCOLA SOBRE ESSA?

Após a correção dos textos pelo (a) professor (a) os mesmos poderão ser ilustrados com desenhos, dobraduras ou figuras recortadas. Interessante é a confecção de um mural de poesias produzidas pelos alunos, na sala de aula ou no pátio da escola quando mais de uma turma estiverem envolvidas na atividade. Também poderemos optar pela montagem de um livro ou álbum com as poesias escritas pelos alunos. Fazer a do mesmo durante uma reunião dos familiares dos alunos. Se a escola decidir por um trabalho mais abrangente sobre a exploração da poesia, poderá planejar um programa envolvendo toda a comunidade escolar com a participação de escritores, visitas às bibliotecas, feira e exposição de livros de poesia com a participação de livrarias e ou editoras. Tudo irá depender do interesse, criatividade e disposição da escola para desenvolver um programa que venha de encontro os objetivos educativos da instituição escolar.  

REFERÊNCIA:
ABRAMIVCH, Fanny. Literatura infantil - gostosuras e bobices, 5 edição. São Paulo: Ática.




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