RECURSOS DE ENSINO

"O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará" Davi

Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ALGUMAS SUGESTÕES DE JOGOS PARA CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO


1. COLOCANDO OBJETOS NAS LETRAS INICIAS CORRESPONDENTES

Risque em uma tira de TNT ou tecido os retângulos, escreva as letras do alfabeto em ordem, deixando espaço para colocar os objetos. Providencie uma caixa ou saco com objetos, sucatas, tendo o cuidado de selecioná-los de modo a contemplar todas ou pelos menos o maio número de letras. Coloque os alunos sentados em cadeiras ao redor do gráfico. Cada um na sua vez pega um objeto da caixa e coloca na letra correspondente inicial do nome do objeto. Nesta posição as crianças terão maior visibilidade do resultado obtido no durante e no final do jogo.

A
D
G
J
M
P
S
V
Y
B
E
H
K
N
Q
T
W
Z
C
F
I
L
O
R
U
X


2. SEPARANDO LETRAS COM TRAÇOS PARECIDOS

Utilizando um alfabeto móvel em tamanho grande, colocar as letras em ordem alfabética ou aleatoriamente, no chão, no centro da roda de criança. O professor vai escolhendo uma letra de cada vez, coletivamente as crianças irão procurando as parecidas. Exemplo:

M N       X V W Y       B R P      O Q C D G U       I L T J H     A V

3. LETRAS MISTURADAS

Colocar sobre a mesa as letras do alfabeto misturadas a seguir as crianças irão as colocando em ordem alfabética, na própria mesa, em um varal ou no quadro de giz.

4. SEPARANDO LETRAS EM COLUNAS

letras abertas:                      letras fechadas:
A  G  J                                B   D   Q
M........                                O  

Após a realização de um jogo é muito proveitoso fazer uma reflexão. Todos eles trazem muitas possibilidades. No primeiro jogo, por exemplo, vemos a oportunidade de discutir com as crianças quais as letras que receberam mais objetos, quais tiveram o mesmo número de objetos, a menor quantidade de objetos... Este jogo pode ser usado várias vezes, pelo menos até a maioria das crianças ser capaz de reconhecer todo alfabeto.

5. PARES COM FIGURA E PALAVRAS

Faça cartões do mesmo tamanho e dê para as crianças desenharem, gradativamente, figuras de objetos ou coisas que forem aparecendo nas histórias ou conteúdos explorados em sala de aula. Vá juntado esses desenhos em uma caixa. Quando tiver uma boa quantidade, o professor escreve em outras fichas, em caixa alta, as palavras correspondentes aos desenhos feitos pelas crianças. O jogo consiste em cada criança na sua vez juntar o desenho com a palavra correspondente.



                 VACA


Ainda é possível utilizar tanto os desenhos quanto as fichas coma as palavras em outras atividades como: organizá-las em ordem alfabética, separar palavras que comecem ou terminem com a mesma letra, com a mesma quantidade de letras, e assim por diante. É claro que essas atividades não serão realizadas todas de uma só vez. Outro fator importante, na medida do possível é trabalhar paralelamente a leitura e a escrita. Como as crianças aprendem a ler antes de aprender escrever, é necessário o exercício contínuo das duas habilidades concomitantemente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário