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sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Incentivo à Leitura e apropriação da escrita

SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS PARA O INCENTIVO À LEITURA E A APROPRIAÇÃO DA ESCRITA



                                                                                  Profª Maria Simões de Brito

O ensino da língua escrita, desde a fase inicial e no decorrer de toda a Educação Básica, deve contemplar a oralidade, a leitura e a escrita. Com a finalidade de incentivar o desenvolvimento dessas habilidades nos alunos, nessa área do conhecimento, apresentaremos sugestões de algumas estratégias de ensino que poderão ser desenvolvidas nas turmas iniciais do Ensino Fundamental e também na disciplina de Metodologia do Ensino de Português e Alfabetização em Cursos de Formação de Professores, desse nível de escolarização. As estratégias a seguir, estão sendo desenvolvidas  junto aos alunos do 3º ano do Curso de Formação de Docentes, no Instituto de Educação Estadual de Maringá, na disciplina de Metodologia do Ensino de Português e Alfabetização. As sugestões que seguem podem também serem desenvolvidas em turmas do 3º ao 5º ano, conforme os objetivos do  professor.

Texto escolhido: “A curiosidade premiada” da autora Fernanda Lopes de Almeida, editado pela Ática.

Encaminhamento 1: 

  • Apresentação do livro e leitura do texto pelo (a) professor (a), seguidas da discussão da história.
  • Organização da turma em 5 grupos.
  • Cada grupo tem 15’ para imaginar, discutir e registrar as características físicas e psicológicas da personagem a ele atribuída pelo professor:
- grupo 1: Glorinha
- grupo 2: D. Domingas
- grupo 3: mãe de Glorinha
- grupo 4: professora de Glorinha
- grupo 5: cozinheira da família  

  • A seguir cada grupo apresenta oralmente o que registrou sobre a caracterização da personagem.
Encaminhamento 2 

  • Ainda em grupos, os alunos escrevem uma carta coletiva, imaginária, à personagem caracterizada. Concluída a tarefa, cada grupo apresenta oralmente a carta que escreveu.
  • Após a tarefa realizada, foram selecionadas as produções de 2 grupos com a finalidade de ensinar às professorandas, como poderão intervir nas produções das crianças, destacando as características desse gênero de escrita, reestruturando e⁄ou ampliando o texto, coletivamente, de acordo com as produções apresentadas pelos alunos. 
A seguir destacaremos os resultados dos trabalhos apresentados por 2 grupos: 

Grupo 2:
Personagem: D. domingas

Características físicas:

60 anos de idade, acima do peso, olhos castanhos, cabelos crespos e castanhos, bem vestida, usa óculos.

Características psicológicas: observadora, paciente, atenciosa, educada, prestativa, carinhosa, inteligente e zelosa.

Carta produzida pelo grupo sem correção:
Cara Domingas

É com grande estima que vimos através desta parabenizá-la pelo seu empenho de aconselhar a família de Glorinha a esclarecer melhor suas dúvidas.

(não escreveram seus nomes encerrando a carta)

Grupo 5:
Personagem: Cozinheira da família

Características físicas: Rechonchuda, cabelos grisalhos, usa lenço na cabeça, usava avental de bolinhas, canta enquanto cozinha.

Características psicológicas: impaciente, agitada, amorosa. 

Carta produzida pelo grupo sem correção: 

Maringá, 31 de agosto de 2011.

 Saudações

 Olá D. Cotinha tudo bom com a senhora?
 E aí anda fazendo muitos quitutes?
 Ficamos sabendo sobre as mudanças em relação à Glorinha, isso é muito bom! Conta aí qual foi o segredo de você permitir a entrada dela na sua cozinha, Soube que até feijão ela anda fazendo, achei sua atitude muito legal. Continue assim nos surpreendendo, um grande abraço, lembranças à família. Aguardo anciosa por notícias.

Deus abençoe.

Beijos

Simone, Celina, Bernardina, Silvana, Marfiza.

Observação:

Na próxima oportunidade estaremos publicando os encaminhamentos realizados nas aulas subsequentes, com a finalidade de demonstrar algumas possibilidades de contribuir para a melhoria da escrita dos alunos recorrendo-se ao exercício da ampliação ou reestruturação dos textos produzidos pelos alunos, anteriormente demonstrados.

Essas estratégias, além de ensinar aos alunos do curso, encaminhamentos que poderão utilizar no ensino da língua escrita, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, certamente contribuirão para a melhoria de sua própria escrita.

ATENÇÃO:

Caso algum colega utilize essas dicas em suas aulas, por gentileza, nos comunique os resultados do seu trabalho, com as devida identificação por e-mail, (nome do professor, local, escola, curso, turma e disciplina) que teremos o maior prazer em publicar em nosso blog, seus resultados, caso seja o seu desejo e se você nos autorizar.

Obrigada

Maria Simões de Brito

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