Materiais:
- Caixas de formas e tamanhos diversificados;
- Papel sulfite;
- Lápis grafite;
- Lápis de cor ou giz de cera.
Avaliar a importância do respeito às diferenças individuais para uma boa convivência entre os colegas, educadores, respeitando-se mutuamente.
Procedimentos:
- Dispor algumas caixas de diferentes formas e proporções sobre a mesa do professor e organizar os alunos em carteiras enfileiradas;
- Oferecer a cada aluno uma folha de papel sulfite;
- Solicitar que observem as caixas sobre a mesa e as representem através de desenhos na folha de sulfite (fica mais interessante se colorirem os desenhos);
- Com os desenhos feitos pelos alunos, compor um painel colando as folhas em um único papel ou expô-los em varal;
- Reorganizar os alunos em círculo para facilitar a apreciação dos desenhos e a discussão;
- Os alunos sairão de seus lugares para apreciarem os desenhos;
- Quando todos retornarem aos seus lugares, solicitar que espontaneamente cada um relate o que observou. É interessante o professor destacar pontos dos desenhos que os alunos não observaram como: as cores utilizadas, tonalidade e intensidade das cores, perspectivas...
- Discutir os pontos levantados pelos alunos destacando que, apesar de o objeto da tarefa ser o mesmo para todos, cada um desenhou de acordo com sua própria perspectiva. A seguir, estabelecer um paralelo entre as diferenças observadas na representação dos desenhos e os diferentes modos de ser de cada pessoa, bem como a necessidade que todos têm de respeitar e ser respeitado em sua individualidade. Cada um tem o seu modo de ser, de pensar, de valorizar as coisas, de falar, de sentir, de se vestir, enfim, embora sejamos seres igualmente humanos, ao mesmo tempo somos diferentes uns dos outros em vários aspectos. Enquanto uns apreciam dias chuvosos, por exemplo, outros preferem dias ensolarados. Uns gostam de azul, outros de amarelo. E assim por diante.
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