Dormir fora de casa
Por Ronaldo Simões Coelho
A menina ficou entusiasmada com o convite.Ia passar o dia na casa da colega e dormir fora de casa pela primeira vez.Preparou a bagagem. Encheu uma sacola, que a mãe examinou.Havia camisola, escova de dentes, brinquedos.A mãe tirou umas coisas e colocou outras.Bem feliz, carregando sua boneca preferida, a menina partiu.Passou um dia muito bom. Brincaram de casinha, de escola, de macaco-disse.Pularam corda, viram desenho animado na televisão. Tomaram sorvete, tomaram banho.A noite foi chegando...
Dormir fora de casa não estava lhe parecendo, agora, tão bom como havia pensado. Estava com vontade de chorar. Ficou meio triste. Meio sem graça. Queria sua cama, suas coisas.Fez uma carinha boa e pediu:_ Posso telefonar para minha mãe?Mamãe havia saído. O jeito era agüentar firme.Distraiu-se com os brinquedos.
O sono chegou devagarinho. Dormiu abraçada à sua boneca, falando baixinho no seu ouvido: _ “Pode dormir sossegada, que eu estou aqui com você.”
fonte: (Dormir fora de casa. Editora FTD, São Paulo)
Sugestão de atividade
Público alvo: alunos do 2º ano do ensino fundamental de 9 anos.
Este texto poderá ser trabalhado da seguinte forma:
1. leitura do texto;
2. encontrar palavras diferentes no texto;
3. verificar com os alunos o assunto do texto;
4. identificar com os alunos o autor do texto;
5. relacionar o início do texto onde a menina esta entusiasmada com o fato dela ir dormir fora de casa, com o final do texto, onde a mesma, fica muito tristes; trabalhar a questão da criança não dormir fora de casa, focando o consentimento dos pais e os possiveis perigos hodiernos;
6. os alunos podem relatar suas experiências com relação ao tema do texto;
7. o professor pode solicitar que os alunos façam uma ilustração do texto em quadrinhos.
Sugestão elaborada pela professora Raquel Dias de Brito
2. encontrar palavras diferentes no texto;
3. verificar com os alunos o assunto do texto;
4. identificar com os alunos o autor do texto;
5. relacionar o início do texto onde a menina esta entusiasmada com o fato dela ir dormir fora de casa, com o final do texto, onde a mesma, fica muito tristes; trabalhar a questão da criança não dormir fora de casa, focando o consentimento dos pais e os possiveis perigos hodiernos;
6. os alunos podem relatar suas experiências com relação ao tema do texto;
7. o professor pode solicitar que os alunos façam uma ilustração do texto em quadrinhos.
Sugestão elaborada pela professora Raquel Dias de Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário